Mostra de Ciências e Tecnologia do Fundamental I

No sábado, dia 10/11, o Colégio ICJ foi palco da II Mostra de Ciências e Tecnologia do Ensino Fundamental I. Os alunos de 1º ao 5º ano deram um show em seus projetos e encantaram a todos!

Com as temáticas “alimentação saudável” e “reciclagem”, o 1º ano fez grandes apresentações. Um grupo trouxe informações sobre a pirâmide alimentar e curiosidades sobre transformações de substâncias. Também preparou a receita de um bolo de caneca de banana e fez um jogo da saúde com os visitantes. Já o segundo grupo tratou do tempo de decomposição dos materiais e produziu objetos feitos de material reciclado, além de realizarem todo o processo de reciclagem de papel junto às professoras.

O 2º ano também tratou de temas distintos. Enquanto duas das turmas falaram de saúde e higiene, com o ensino de lavagem e higienização corretas das mãos, análise de microrganismos nos objetos e produção de essências aromatizantes e sabonete líquido, a terceira turma abordou a germinação das plantas a partir dos benefícios das sementes e do cultivo em estufas.

O 3º ano, por sua vez, apostou em gincanas educativas com “A fantástica fábrica do corpo humano”. Os alunos realizaram dinâmicas de adivinhação, quebra-cabeças, trilhas com perguntas, jogo do tato e várias outras atividades que entreteram e divertiram colegas e familiares.

No laboratório de Ciências, o 4º ano fez a oficina “H2O, o solvente da vida”, com apresentação de experimentos que colocavam em pauta os componentes solúveis e insolúveis em água e suas densidades; as mudanças de estados físicos do elemento; e uma mágica que multiplicava o líquido. Com isso, os alunos abordaram a importância da água e ações necessárias para sua preservação. O 4º também fez uma exposição sobre transformações químicas e físicas, na qual foram apresentados temperos desidratados, o processo de fermentação, a produção de gás a partir da mistura de substâncias e o tipo de transformação presente no reflexo do espelho.

Por fim, e não menos importante, o 5º ano apresentou os projetos “Energia em movimento” e “Brincando com a Ciência”. Foram abordadas ondas sonoras, campos magnéticos, conversão de energia, sensores, programação de robôs, bússola caseira, motores elétricos, energia eólica, choque e refração da luz!

Confira a galeria de fotos: https://www.flickr.com/gp/colegioicj/73AN7R