Mostra Científica e Tecnológica Fund II e Médio

No sábado, dia 26/08, aconteceu no Colégio a 1ª Mostra Científica e Tecnológica do Fundamental II e Ensino Médio. A partir de muita dedicação e criatividade, os alunos ICJ colocaram em prática todo conhecimento adquirido em sala de aula e puderam explorar novas áreas de pesquisa que os despertavam interesse. Pedro Marcos Siqueira, do 2º ano do Ensino Médio, relata que foram semanas e semanas providenciando uma solução para cada detalhe, para que tudo saísse perfeito.

As turmas de 6º, 7º e 8º anos apresentaram diversos projetos interdisciplinares e, segundo a Coordenadora Junia Albuquerque, houve muita sintonia na elaboração dos trabalhos. O 6º ano abordou a temática da astronomia em exposições sobre os corpos do sistema solar, os equipamentos espaciais e os astrônomos importantes na história. Já o 7º ano estruturou stands com os temas alimentação, transporte, comunicação, moradia e vestuário, explorando suas diversas abordagens. O 8º ano teve ênfase na tecnologia: produziram a oficina interativa Matrix e realizaram apresentações sobre a criação de programas e os riscos e benefícios da internet.

Já os alunos do 9º ano e Ensino Médio trabalharam temáticas vinculadas às diferentes disciplinas do Colégio. Na abertura do evento, o 3º ano apresentou teatros e danças sobre a evolução do homem, com painéis e figurinos produzidos pelos próprios alunos. No decorrer da feira, alguns dos projetos apresentados foram: o “Circo da Química, o grande espetáculo da terra”; “Melogia”; “Reciclart embalagens de papel reciclado”; “Pão Beer, o pão feito com bagaço de cerveja”, “Preservius Cosméticos, batom de beterraba e máscaras faciais”, “Memorial da tecnologia, do elétrico ao eletrônico”, “Anima-ção: uma breve história do cinema” e o “Museu interativo II Guerra” que contou com incríveis objetos e explicações acerca do contexto da época. Havia, ainda, stands de leituras de contos, Robótica e programação, trabalhos sobre os sentidos do corpo humano, os efeitos da osmose, estratégias de economia e consumo consciente, além de exposições de belos quadros pintados com argila.

O resultado da Mostra não poderia ter sido mais surpreendente. Pedro Marcos fala em nome de todos os envolvidos quando afirma que saiu dessa experiência com a certeza de que todos são capazes de ir muito além. O evento foi espetacular e, com certeza, encantou a todos que participaram!

A galeria de fotos do evento está disponível em: https://flic.kr/s/aHsm3LNtgf