História - 1990

História

Fundado em 1961 como Instituto Coração de Jesus, o Colégio ICJ é um dos mais tradicionais na capital mineira. Fundado pela pedagoga Elza Fabel no bairro Nova Suíça, a instituição atende mais de mil alunos do Maternal ao Ensino Médio e, desde a Década de 90, segue comandado pela segunda geração da família nos cargos de diretorias administrativa, pedagógica e financeira. Com um crescimento constante no número de alunos, a instituição inova em seus serviços e projeto pedagógico.

Missão:

Contribuir para a formação integral do indivíduo e para o aperfeiçoamento da sociedade em que vive, por meio do incentivo à pesquisa e aos valores humanos, éticos e morais, possibilitando ao aluno o fortalecimento dos princípios da livre iniciativa e da prática democrática.

Visão:
Ser um ambiente educacional, referência no Estado de Minas Gerais

Valores e Princípios:
-Educação com amor
-Respeito ao próximo e à diversidade
-Responsabilidade Social – participação voluntária em ações que promovam o bem estar social e ambiental
-Comprometimento com a ética - comportamento justo e verdadeiro
-Amor e fraternidade – nos relacionamentos e na abordagem aos problemas cotidianos

1960 1970 1980 1990 2000 2010

Marco 8

O sucesso do ICJ permitiu que, em 1991, fosse inaugurada a Unidade II ao lado do primeiro prédio da Educação Infantil.
Ainda em 1991, a escola passou por uma reestruturação societária. A fundadora Elza Fabel passou a ocupar o cargo de presidente do Conselho Diretor e seus três filhos assumiram cargos de maior responsabilidade: Ademar Fabel (diretor administrativo), Christina Fabel (diretora pedagógica) e José Eduardo Fabel (diretor financeiro). A mudança garantiu modernizações da gestão e projeto pedagógico, acompanhando as demandas contemporâneas da educação.

Marco 9

Em 1995, a primeira turma do 1º ano do Ensino Médio inicia os estudos.

Marco 10

O serviço de Horário Integral começa a funcionar em 1999.