História - 1960

História

Fundado em 1961 como Instituto Coração de Jesus, o Colégio ICJ é um dos mais tradicionais na capital mineira. Fundado pela pedagoga Elza Fabel no bairro Nova Suíça, a instituição atende mais de mil alunos do Maternal ao Ensino Médio e, desde a Década de 90, segue comandado pela segunda geração da família nos cargos de diretorias administrativa, pedagógica e financeira. Com um crescimento constante no número de alunos, a instituição inova em seus serviços e projeto pedagógico.

Missão:

Contribuir para a formação integral do indivíduo e para o aperfeiçoamento da sociedade em que vive, por meio do incentivo à pesquisa e aos valores humanos, éticos e morais, possibilitando ao aluno o fortalecimento dos princípios da livre iniciativa e da prática democrática.

Visão:
Ser um ambiente educacional, referência no Estado de Minas Gerais

Valores e Princípios:
-Educação com amor
-Respeito ao próximo e à diversidade
-Responsabilidade Social – participação voluntária em ações que promovam o bem estar social e ambiental
-Comprometimento com a ética - comportamento justo e verdadeiro
-Amor e fraternidade – nos relacionamentos e na abordagem aos problemas cotidianos

1960 1970 1980 1990 2000 2010
sim

O início

Elza Fabel estava grávida, esperando para dar a luz ao seu segundo filho (e atual diretor administrativo do colégio), Ademar Fabel, quando foi tocada por uma inspiração divina e decidiu fundar uma escola no Dia do Anjo da Guarda.Anteriormente, ela trabalhou em diversos setores da Escola Estadual Maurício Murgel, inclusive como professora e também como orientadora educacional. Assim, repleto de poesia e fé, surge então o grande desafio da vida dessa professora: fundar e gerir o Instituto Coração de Jesus.

Marco 2

No dia 02 outubro de 1961, o Colégio ICJ, cujo nome na época era Instituto Coração de Jesus, foi inaugurado no bairro Nova Suíça, em um barracão nos fundos da casa da professora Elza Fabel, para atender apenas alunos do Ensino Infantil, em uma turma  de 30 alunos inicialmente.

Marco 3

Com "dedicação total e inspiração divina", palavras da própria Elza Fabel para idealizar o projeto, o Colégio ICJ é hoje é um dos mais tradicionais na capital mineira. Após mais de 40 anos de competência na área da educação, a fundadora se tornou presidente do Conselho Diretor do Colégio ICJ.