História

Fundado em 1961 como Instituto Coração de Jesus, o Colégio ICJ é um dos mais tradicionais na capital mineira. Fundado pela pedagoga Elza Fabel no bairro Nova Suíça, a instituição atende mais de mil alunos do Maternal ao Ensino Médio e, desde a década de 90, segue comandado pela segunda geração da família nos cargos de diretorias administrativa, pedagógica e financeira. Com um crescimento constante no número de alunos, a instituição inova em seus serviços e projeto pedagógico.

Missão:
Contribuir para a formação integral do indivíduo e para o aperfeiçoamento da sociedade em que vive, por meio do incentivo à pesquisa e aos valores humanos, éticos e morais, possibilitando ao aluno o fortalecimento dos princípios da livre iniciativa e da prática democrática.

Visão:
Ser um ambiente educacional, referência no Estado de Minas Gerais

Valores e Princípios:
-Educação com amor
-Respeito ao próximo e à diversidade
-Responsabilidade Social – participação voluntária em ações que promovam o bem-estar social e ambiental
-Comprometimento com a ética – comportamento justo e verdadeiro
-Amor e fraternidade – nos relacionamentos e na abordagem aos problemas cotidianos

Slogan:
Educação com amor

1960

O início

Elza Fabel estava grávida, esperando para dar a luz ao seu segundo filho (e atual diretor administrativo do colégio), Ademar Fabel, quando foi tocada por uma inspiração divina e decidiu fundar uma escola no Dia do Anjo da Guarda. Anteriormente, ela trabalhou em diversos setores da Escola Estadual Maurício Murgel, inclusive como professora e também como orientadora educacional. Assim, repleto de poesia e fé, surge então o grande desafio da vida dessa professora: fundar e gerir o Instituto Coração de Jesus.

Marco 2

No dia 02 outubro de 1961, o Colégio ICJ, cujo nome na época era Instituto Coração de Jesus, foi inaugurado no bairro Nova Suíça, em um barracão nos fundos da casa da professora Elza Fabel, para atender apenas alunos do Ensino Infantil, em uma turma  de 30 alunos inicialmente.

Marco 3

Com “dedicação total e inspiração divina”, palavras da própria Elza Fabel para idealizar o projeto, o Colégio ICJ é hoje é um dos mais tradicionais na capital mineira. Após mais de 40 anos de competência na área da educação, a fundadora se tornou presidente do Conselho Diretor do Colégio ICJ.

1970

Marco 4

Em 1973, foram implantadas a 5ª e a 6ª séries do Ensino Fundamental, assim foi inaugurado o prédio localizado na Rua Olinda.

O ICJ obteve a autorização de funcionamento progressivo das quatro últimas séries do Ensino Fundamental.

Marco 5

Implantação da 7ª e da 8ª séries do Ensino Fundamental em 1975.
Reconhecimento do Ensino de 1º grau pelo Governo de Minas Gerais.

Em 1978, a primeira turma de 8ª série conclui o Ensino Fundamental.

1980

Marco 6

É organizada a 1ª Exposição de Arte do Jardim de Infância.
O ICJ recebe diploma da câmara de vereadores de Belo Horizonte de Honra ao Mérito, por relevantes serviços prestados à coletividade.

Marco 7

O Instituto Coração de Jesus comemora 25 anos com o “Baile Jubileu de Prata” realizado em 25 de outubro, no Clube dos Oficiais da Polícia Militar.

Marco 8

O sucesso do ICJ permitiu que, em 1991, fosse inaugurada a Unidade II ao lado do primeiro prédio da Educação Infantil.

Ainda em 1991, a escola passou por uma reestruturação societária. A fundadora Elza Fabel passou a ocupar o cargo de presidente do Conselho Diretor e seus três filhos assumiram cargos de maior responsabilidade: Ademar Fabel (diretor administrativo), Christina Fabel (diretora pedagógica) e José Eduardo Fabel (diretor financeiro). A mudança garantiu modernizações da gestão e projeto pedagógico, acompanhando as demandas contemporâneas da educação.

Marco 9

Em 1995, a primeira turma do 1º ano do Ensino Médio inicia os estudos.

Marco 10

O serviço de Horário Integral começa a funcionar em 1999.

Marco 11

Com mais de cem funcionários dedicados à formação pedagógica e humana de crianças e adolescentes, o Colégio ICJ é referência educacional em Minas Gerais pelos projetos pioneiros, como o Menteinovadora, Biologia Marinha, Nossa Gente de Minas e implantação da Robótica para alunos do 1° ano do Ensino Médio.

Marco 12

O resultado de tantos anos de dedicação é gratificante. Hoje, há uma lista de espera para matrículas no Ensino Infantil. E a maioria dos alunos começou seus estudos na Educação Infantil, permanecendo no ICJ até o término do Ensino Médio.

Marco 13

Em outubro de 2011 o Colégio ICJ comemorou o seu Jubileu de Ouro. Entre as comemorações foi realizada uma Missa em Ação de Graças, na Igreja São José, celebrada por Dom Serafim Fernandes de Araújo; e uma grande festa, na Serraria Souza Pinto, embalada ao som de Léo Jaime, para mais de 2 mil pessoas entre alunos, ex-alunos, professores, funcionários, pais, clientes e amigos.

Marco 14

Em julho de 2013, ocorre o falecimento da fundadora Elza Fabel seguido de várias homenagens de pais, alunos e ex-alunos

Marco 15

Em 2014 um novo prédio é inaugurado, localizado na Rua Limoeiro. Nessa nova Unidade funciona o Horário Integral, que foi ampliado e se tornou Bilíngue.

Marco 16

Sempre atento às demandas da sociedade contemporânea, em 2017, o Colégio ICJ lança a Educação Infantil Bilíngue, com a inclusão de uma carga horária de 2 horas/aula/dia com conteúdos na língua inglesa para alunos de 4 e 5 anos.