Entenda o funcionamento do Pense Matemática

O Pense Matemática é um moderno programa que foi adotado em 2018 pelo ICJ com intuito de exercitar o olhar matemático dos alunos, possibilitando a descoberta de novas formas de aprendizagem dentro e fora da sala de aula.

As principais áreas utilizadas pelos estudantes são as “Dinâmicas”, “Academia” e “Arena”. A professora de Matemática da turma de 5º ano do ICJ, Renata do Prado Marques, explica que, nas Dinâmicas, oferecidas em sala de aula, os alunos encontrarão um roteiro de atividades sobre uma temática específica. Ela poderá envolver a resolução de um problema de codificação, apresentando o passo a passo de uma investigação Matemática, ou poderá desafiar o grupo a fazer uma construção coletiva, que não vai exigir o uso de recursos digitais individualizados. As dinâmicas podem apresentar, ainda, fichas de atividades para serem completadas na aula ou em casa, formulários para envio de arquivos multimídia, espaço para participação de discussão com os colegas da turma, entre outros recursos que permitem a geração de relatórios de participação e de desempenho.

A Academia somente se encontra disponível para alunos a partir do 1º ano do Ensino Fundamental. Segundo Renata, nessa área o aluno irá encontrar uma série de tarefas que vão estimular a prática regular da Matemática e dar a oportunidade para que avance gradativamente em sua Fluência Matemática, desenvolvendo habilidades pertinentes a cada ano de escolaridade.  A prática presente na Academia é composta por um conjunto de questões curriculares que permitem avaliações do desempenho de cada aluno e a identificação dos pontos de dificuldade. Em alguns momentos, o conjunto de questões será apresentado de modo adaptativo – o sistema identifica as respostas erradas dadas pelos alunos e apresenta novas questões relacionadas a cada tipo de erro, com nível de dificuldade menor, que possam contribuir para a compreensão dos conceitos por parte do aluno. O sistema adaptativo respeita o ritmo de aprendizado de cada aluno e propõe trajetórias diferentes, de acordo com a necessidade de cada um. Vale ressaltar a importância da realização das atividades da Academia agendadas semanalmente como dever de casa, afinal a Matemática está por toda parte e, com o Pense Matemática, o aluno descobrirá sua presença nas artes, na natureza e no cotidiano.

Já na Arena é oferecido o acesso a atividades como o Plim (área de jogos educativos destinada para Educação Infantil e 1º ano do FundI), quizzes e desafios de lógica (para alunos a partir do 2º ano do FundI). Nessa área é possível continuar desenvolvendo habilidades e a interpretação de dados da realidade, além de estimular os estudantes a participarem de clubes e competições.

Confira o tutorial passo a passo que poderá auxiliá-lo no acesso aos conteúdos do Programa:

Pense Matemática Infantil

Pense Matemática Fund I e Fund II