Do início ao fim, cinto de segurança sim!

Entre os dias 18 e 25 de Setembro, comemorou-se a Semana Nacional do Trânsito que, neste ano, promoveu o mote “Minha escolha faz a diferença no trânsito”. E hoje, 25/09, Dia Nacional do Trânsito, o Transporte Escolar ICJ inicia uma campanha com o intuito de conscientizar adultos e crianças acerca de ações preventivas para o alcance da segurança viária, com ênfase no uso do cinto de segurança, um dispositivo simples que salva vidas.

Confirmando a importância do uso do cinto, vale lembrar dados alarmantes divulgados pelo Detran, tais como:

• A batida de um carro em um objeto fixo a uma velocidade de 60km/h equivale a cair de um prédio de 4 andares (altura de aproximadamente 14 metros). Se a velocidade for de 80km/h, o impacto equivale ao de uma queda livre de 25 metros;
  • Mesmo que o veículo esteja numa velocidade de 20km/h, o impacto sob um objeto fixo resulta numa força superior a até 15 vezes ao peso da pessoa;
  • 8 em cada 10 pessoas que não usavam o cinto de segurança morreram em acidentes com pelo menos um dos veículos a menos de 20 km/.
(dados de Detran)

Essas são apenas algumas das estatísticas que indicam o fato de que passageiros que usam corretamente os cintos de segurança têm um risco menor de se ferirem e uma chance muito maior de sobreviverem num acidente.

O Transporte Escolar ICJ reforça que todos utilizem o cinto sempre que o veículo estiver em movimento, seja para um longo percurso rodoviário ou para percorrer apenas uma quadra dentro da cidade. Do início ao fim, cinto de segurança sim!