Dinâmica sobre arte e mosaicos

Os mosaicos estão presentes nas calçadas, nos vitrais, nas obras de arte e em muitos outros lugares. Eles apresentam muito mais do que um padrão de cores e formas.

Com intuito de utilizar a arte para discutir os conceitos matemáticos por trás da construção dos mosaicos e alguns movimentos utilizados na sua elaboração, alunos do 7º ano desenvolveram uma dinâmica especial com o programa Pense Matemática.

Nessa atividade, investigaram a construção de mosaicos a partir das obras de arte e de alguns mosaicos geométricos conhecidos pelo mundo todo. Um dos artistas estudados foi Escher, um holandês que ficou conhecido por suas figuras que pareciam representar construções impossíveis e pelos padrões geométricos que se encaixam e formam novas figuras.

Após identificar os padrões que se repetem e como eles se encaixam, os alunos criaram seus próprios mosaicos utilizando a técnica de uma ou mais simetrias e os elementos de figura geratriz, rotação, reflexão e translação.