Café Filosófico do 7º ano

Nos dias 08 e 10 de novembro, alunos de 7º ano e seus familiares participaram do Café Filosófico, projeto desenvolvido pelo professor de História, Frederico Ferreira, em parceria com a Coordenadora do Ensino Fundamental II, Junia Albuquerque.

A temática desta edição consistiu em um convite para a renovação do compromisso com a cultura da paz. Durante o evento, foram realizados debates que conduziram a várias reflexões sobre os caminhos que a sociedade escolheu e escolhe, reafirmando o compromisso e envolvimento com a realidade e com o presente: atuar, repensar, participar e transformar.

Para fomentar as discussões, foram apresentados vídeos, slides, músicas e fotos que direcionaram as reflexões. O processo envolveu identificação e análise dos problemas apresentados e pautou fatores que impedem que a ética e os valores efetivamente fundamentados sejam o alicerce para a renovação e reconstrução dos caminhos que levam à paz.

A partir disso, foram sugeridas propostas de ação, estratégias e soluções. Todos os presentes puderam se manifestar e propor caminhos que suscitam atitudes mais sólidas perante a coletividade.

Para Juliana Neves Nazario, mãe da aluna Bruna Vieira, que participou do evento:

“A concretização de um projeto com essa natureza nos fortalece e nos faz ter certeza que estamos no caminho certo na educação de nossos filhos! A ideia do café filosófico é única, possibilita a integração família e escola, estreitando laços e vínculos. Parabenizo a toda equipe pedagógica e principalmente ao idealizador do projeto, o professor Fred, que com maestria envolveu os alunos”.

Não restam dúvidas de que essa foi uma grande iniciativa de mobilização social que estimulou a formação de cidadãos críticos e responsáveis!

Confira a galeria de fotos: https://www.flickr.com/gp/131518798@N02/X5gQvV