Aula prática de câmbio do Pense Matemática

Com a popularização das compras pela internet, o câmbio de moedas começou a fazer parte do cotidiano de muitas pessoas. Nesse cenário, os alunos passaram a entrar em contato com preços dados em outras moedas.

E, sabendo que algumas moedas valem mais do que as outras, a professora de Matemática Renata Marques propôs uma dinâmica do Pense Matemática para que a turma do 5º ano pudesse conhecer o valor de troca.

Com a atividade, os alunos separaram dois objetos em casa, como livros e brinquedos que já não usavam, e trouxeram para a aula no dia combinado.

Reunindo os objetos no dia 09/07, montaram no Ecoparque um pequeno comércio e simularam situações de compra e venda em uma loja cujos preços eram dados em dólares.

Cada aluno observou os produtos expostos, escolheu um e identificou seu preço em dólares. Para fazer a compra, trocaram o dinheiro na casa de câmbio e ainda conferiram o troco após a transação.

Dessa forma, compreendem o uso de diferentes moedas e o processo de conversão de valores!

Confira a galeria de fotos: https://flic.kr/s/aHsmpxpVMZ