Atividade do Pense Matemática com o 1º ano

Com intuito de despertar a curiosidade das crianças durante as aulas de Matemática, os alunos do 1º ano participaram de uma dinâmica com a temática dinossauros!

A atividade, que integra o programa Pense Matemática, iniciou-se com algumas perguntas das professoras para os alunos sobre pegadas: o que é uma pegada, que tipos de pegadas conheciam e se podiam identificar a qual animal correspondia cada pegada.

Para ilustrar o tema, houve a exibição de um vídeo intitulado “Pegadas da pesada”, que desencadeou a discussão sobre o tamanho e as formas desses rastros deixados pelos dinossauros, bem como as possíveis formas para medi-los e os instrumentos mais adequados para essa mensuração.

Em seguida, com intuito fazer com que os alunos aplicassem as relações de medida e grandezas, produziram suas próprias “pegadas de dinossauro” em tamanho reduzido e também algumas réguas seguindo moldes previamente disponibilizados. Com isso, puderam explorar o tamanho das pegadas e também traçar caminhos para realizar comparações de proporções.

Confira a galeria de fotos: https://flic.kr/s/aHsmi3Z2hS