Fundamental I:
O projeto pedagógico do ICJ busca desenvolver o potencial de cada aluno, por meio de uma prática investigativa baseada no respeito ao próximo, à natureza e a si mesmo. A proposta é de despertar a curiosidade, a reflexão e a crítica, frente ao conhecimento e à interpretação de uma visão do mundo contemporâneo e da realidade.

O currículo integrado adotado favorece o estudo interdisciplinar, possibilitando a análise de problemas na perspectiva de diferentes áreas do conhecimento. Já a pedagogia de projetos viabiliza a formação integral dos alunos, colocando-os diante de problemas reais e estimulando a necessidade de solucionar tais problemas.

As aulas do 1º ao 5º ano são oferecidas nos turnos manhã ou tarde: das 7h10 às 11h40 ou das 13h30 às 17h50. Todas as aulas do Ensino Fundamental acontecem na Unidade I.

Fundamental II:

A proposta pedagógica desenvolvida no Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos) amplia as vivências culturais e o conhecimento de mundo do aluno, colocando-o em contato com diferentes espaços e diversas manifestações da comunidade. O professor, mediador do processo, estimula a dúvida construtiva, criando oportunidades para a expressão e respeito de sentimentos, conceitos, opiniões, possibilitando, também ao aluno perceber-se como agente transformador da natureza e sociedade.

O projeto é norteado pelos objetivos: redimensionar os conhecimentos, as habilidades, os procedimentos e as atitudes individuais, imprimindo-lhes uma função social; ampliar as vivências culturais e o conhecimento de mundo dos alunos, colocando-o em contato com diferentes espaços e diversas manifestações da comunidade; criar oportunidades para a expressão e respeito de sentimentos, conceitos, opiniões; possibilitar ao aluno perceber-se como integrante e agente transformador da natureza e da sociedade.

O processo de desenvolvimento do aluno envolve, além do aspecto cognitivo, a capacidade de reflexão e a responsabilidade social, englobando os componentes éticos, afetivos e físicos. Privilegia-se a formação de um aluno participativo, crítico, autônomo, possuidor de uma postura dinâmica e investigativa e da capacidade para obter e selecionar informações eficazes, aplicando toda descoberta em sua vida cotidiana.

O Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano, é oferecido apenas no turno da manhã, entre 7h e 11h40, na Unidade I