Educação Infantil

A escola desenvolve um trabalho pedagógico a partir de um planejamento participativo, social, político e flexível, envolvendo sempre o que for significativo para nossos educandos, as famílias e a comunidade. A proposta curricular, os eixos temáticos e as atividades, intencionalmente planejados, têm o objetivo de desenvolver os aspectos cognitivo, físico, social e emocional das crianças da Educação Infantil.

•    Linguagem oral e escrita (concepções sobre a alfabetização)
•    Matemática (conceitos matemáticos básicos, sistema de numeração situação-problemas)
•    Arte (evolução do desenho, criatividade, pintura)
•    Educação Física (movimento, jogos, brincadeira, coordenação motora, espaço, lateralidade).
•    Natureza e sociedade (projetos: meu corpo, meu mundo, a natureza, as pessoas, o mundo, minha família, outras famílias, a escola, o universo).

Na Educação Infantil (1° e 2° perídos) é oferecido o Curso Básico de Esportes, em parceria com o Minas Tênis Clube e certificado pelo ISSO 9001/2000. O objetivo dessa proposta inovadora é oferecer, aos alunos de 4 e 5 anos do ICJ, a oportunidade de vivenciar movimentos e conhecer diversas modalidades de esportes. É também uma oportunidade para despertar a aptidão ou o gosto por um esporte específico, de forma que a criança possa dar continuidade à prática da modalidade.

A Educação Infantil é oferecida no turno da tarde, de 13h30 às 17h50, e também no turno da manhã (2º períodos), de 7h10 às 11h40. Alunos até o 1º período têm aulas em um prédio diferenciado – a Unidade II, onde toda a estrutura é adaptada para crianças menores.

A partir de 2017, o ensino bilingue será incluso no currículo da infância para os 1° e 2° períodos. Os alunos terão, diariamente, uma aula com conteúdos ministrados integralmente em inglês. A mudança curricular procura atender as famílias contemporâneas, que vivem em um mundo globalizado e que exigem o conhecimento de um segundo idioma cada vez mais cedo.