A importância do aprender fazendo

O Colégio ICJ adota uma proposta pedagógica pautada no “aprender fazendo”. Isso se traduz pela valorização de pesquisas, experimentos, descobertas e estudos dos meios social e natural.

Nas aulas de Ciências do Fundamental I, por exemplo, não faltam experiências! São realizadas várias atividades práticas no laboratório para que as turmas possam conhecer mais sobre as bactérias, a função das penas das aves e até mesmo a importância da reciclagem de papel!

Já para aprenderem sobre o sistema monetário, os alunos 1º ano simularam, juntamente com a professora Débora, um mercadinho no qual puderam entender as médias de preço relativas a cada produto.

Para o Fundamental II e Ensino Médio, as disciplinas ministradas também são exemplos de fomento à cultura maker. Nas aulas de Química, a professora Cristina orientou os alunos do 9º ano a construírem uma mini ETA (Estação de Tratamento de Água). Com isso, evidenciou a aplicabilidade do conteúdo ensinado, tornando a aprendizagem mais significativa.

E em Educação Financeira, os alunos do 2º ano do Ensino Médio criaram projetos de empreendedorismo a partir da estruturação de empresas criativas nas áreas de cosméticos, aplicativos, filtros de água, sites, etc.

No ICJ grande parte do conhecimento é construída a partir de experiências, promovendo maior engajamento por parte dos estudantes e melhores resultados em sua aprendizagem!