3º ano visita Museu Abílio Barreto

Nos dias 31 de agosto, 27 e 28 de setembro, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental realizaram uma visita ao Museu Abílio Barreto.

Situado no bairro Cidade Jardim, o museu já foi a sede da antiga Fazenda do Leitão e, após ser restaurado e adaptado em 1943, o casarão secular passou a recolher e preservar itens que contribuem para a compreensão da dinâmica sócio histórica da cidade.

Na visita, as crianças conheceram os diferentes acervos do local e se encantaram com história de Belo Horizonte. No acervo fotográfico, puderam visualizar negativos, cópias em papel e material digital que suportam imagens fotográficas de 1894 até anos recentes. No acervo textual, encontraram documentos dos mais de cem anos de Belo Horizonte, dentre eles textos manuscritos e impressos, mapas, plantas e projetos arquitetônicos. No acervo bibliográfico, se depararam com livros, periódicos, catálogos, fitas de vídeo, dissertações e recortes de jornais, tendo a história da capital mineira como principal temática. E, por fim, no acervo de objetos, viram uma numerosa coleção de quadros de pintura, esculturas, objetos decorativos, fragmentos de prédios públicos e privados demolidos, mobiliário, vestuário, utensílios domésticos e de uso pessoal e instrumentos de iluminação, transporte e de trabalho. Enfim, um rico conjunto que permite investigar e interpretar a história da cidade.

Foi uma experiência muito enriquecedora para os alunos, que puderam conhecer um pouquinho mais sobre a memória de Belo Horizonte!

Confira a galeria de fotos em: https://flic.kr/s/aHsm8J9ck7