2ª Mostra de Ciências e Tecnologia

Dia 29/09, o ICJ foi palco da 2ª Mostra de Ciências e Tecnologia dos Ensinos Fundamental II e Médio, com o tema “Despertando a investigação e o pensamento científico”.

Com muito esforço e criatividade, os alunos ICJ articularam os conhecimentos adquiridos em sala e também exploraram novas áreas de pesquisa que os despertavam interesse.

A Mostra se iniciou com apresentações de dança das turmas do 9º ao 3º ano e Ensino Médio. Como uma continuidade dos conteúdos trabalhados na disciplina de Inglês, os figurinos e a performance dos jovens remetiam aos anos 80.

Daí em diante, os visitantes puderam conhecer os diversos projetos apresentados e ainda “comprar a ideia” daqueles que os despertavam mais interesse. Isso porque foram entregues cartões fictícios com saldo de 2000 reais, que deveriam ser distribuídos para os diferentes trabalhos, com um valor simbólico máximo de 200 reais por projeto.

Na área de Ciências, foram tratadas temáticas como alimentos orgânicos e o uso de agrotóxicos; os tipos de árvores para diferentes locais; a agricultura antiga e a agricultura moderna; as variedades de solo, o desgaste pela mineração e as formas de conservação e o asfalto permeável.  Questões que envolvem o lixo, o impacto do descarte irregular de plástico na saúde do Planeta Terra, a poluição, reciclagem, o sistema de esgoto e uma proposta para amenizar a temperatura nos grandes centros urbanos também foram colocadas em pauta. Foi apresentado, ainda, um protótipo de microscópio caseiro, uma ideia simples e útil!

Outro segmento abordado foi “a arte e cultura através de filmes, danças e teatros”. Os grupos discutiram as histórias em quadrinhos como construção de uma consciência ambiental, os livros digitais, as fake news e fizeram uma adaptação da obra Frankenstein. Alguns dos projetos foram: “Anima ação, o movimento está nos olhos de quem vê”, “Cinememória” e “Expo-reflexão: quem conta um conto aumenta um ponto?”.

A matemática foi analisada em diferentes situações da vida. Já pensou em como explorar o Brasil e o mundo fazendo planos econômicos ou luxuosos de viagem? Em como é a construção de grandes aviões? E a geometria de BH? Esses e outros processos foram detalhados pelos estudantes durante o evento.

A Química e Física não ficaram de fora! Havia projetos como a química dos cosméticos, bioquímica forense na resolução de crimes, a química da combustão e a chuva ácida, bem como a transformação de energia potencial elástica em energia cinética, corrida eletrostática, carro ratoeira e ação e reação.

Na Robótica, foram apresentados os carros autônomos, robôs de combate e a velocidade relativa. Em paralelo, o Pense Matemática trouxe desafios e a aplicação do raciocínio lógico. E, no auditório, havia uma oficina sobre a evolução do vídeo game!

Para finalizar com chave de ouro, não poderia faltar o bazar do Terceiraço, que tratou da sustentabilidade a partir do projeto de empreendedorismo “aproveitando roupas”. Acompanhado pelo food truck e com a venda de deliciosos doces, o bazar foi um sucesso!

Confira as fotos em: https://www.flickr.com/gp/colegioicj/3Nn7MS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *