1º período no Circo da Física

Dia 25/09, alunos do 1º período conheceram o “Circo da Física”, uma proposta do Curso de Física da PUC Minas.

Na visita, as crianças assistiram a vídeos nos quais os fenômenos físicos foram apresentados de modo a ressaltar seus aspectos lúdicos e atrativos.

Em seguida, os pequenos realizaram experimentos criados a base de sucata (vidros, plásticos, madeiras, metais, etc.) e puderam compreender conceitos básicos da disciplina.

As práticas vivenciadas inspiraram o desenvolvimento dos projetos a serem criados pelos alunos para Mostra de Ciências e Tecnologia do ICJ.

Na mostra, a turma irá reproduzir alguns dos equipamentos aos quais foram apresentadas na visita, tais como o Gerador de Van de Graaff, uma máquina eletrostática;  o Hovercraft, um “tapete voador”; o Periscópio, que permite observar objetos por cima de obstáculos que impedem sua visão direta; e o Cochichódromo, fundamentado na reflexão das ondas sonoras.

Com isso, o contato com os fenômenos naturais e os conceitos a eles relacionados aproximaram a ciência das crianças e despertaram nelas o interesse pela física.